400 anos, em harmonia com o minimalismo

A revista Casa Vogue Brasil, na edição de Fevereiro de 2014, publicou uma reportagem sobre a remodelação do interior de uma moradia com 400 anos, localizada na cidade de Leiden, na Holanda. E mesmo com tanto tempo de história sua simplicidade foi revelada, o que não diminuiu em nada o seu valor, pelo contrário realçou o seu potencial.

Esta residência é composta por três pavimentos, que continham alguns excessos, e foram retirados adequando-se ao projeto da Unknown Architects, com os arquitetos Daan Vulkers e Keimpke Zigterman. Onde algumas paredes foram retiradas, tornando cada andar um cómodo, valorizando a sensação de amplitude. O rebaixo do teto também foi removido,  destacando a estrutura de madeira original.
Na mesma lógica pretendida, estimar a simplicidade, os móveis foram feitos sob medida, em madeira, a condizer com a estrutura. O resultado foi uma conjugação do branco com a madeira, numa conquista minimalista, onde o menos torna-se o mais.
No primeiro andar encontra-se um escritório, uma sala de jantar e um possível quarto de visitas. Onde alguns móveis podem ter mais de uma função. A plataforma instalada em uma das extremidades do espaço cria um desnível que pode ser usado como assento, armário ou ainda para ocultar um cama de visitas retrátil.
 Já o segundo andar foi reservado exclusivamente para a cozinha, por ser considerada como o coração da habitação, pelos proprietários. Espaçosa e com uma mesa de jantar integrada a um armário, em forma de ilha.

O sótão, ou terceiro andar, é onde se encontra o quarto do casal. E interligando os três andares existe uma bela escada, igualmente minimalista, com acabamento em branco.

Este é um exemplo de sucesso de um projeto de reabilitação das casas antigas. Onde já se encontram valores agregados, de onde se pode tirar partidos positivos para as necessidades atuais das pessoas, como unidade, e da cidade.

<h1>Fonte: http://casavogue.globo.com/Arquitetura/Casas/noticia/2014/02/simples-como-ha-400-anos.html </h1>

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s