Cidades de bike_Construa e eles virão!

“Viver” a cidade de bike é bastante diferente de quando a “assiste” na redoma do carro… É mais fácil observar as pessoas, interagir com elas e com a própria cidade. Vê-se a cidade de perto, sente-se o cheiro do pão, das flores, sente-se vento no rosto, a água das regas… É “experimentar” a cidade nas suas diversas sensações e pequenas experiências, é uma viagem mais rica. Sim, também mais lenta, para haver tempo para tudo. E o coração(saúde) agradece!

Porém para facilitar a vida das pessoas que gostam de habitar a cidade de bike, e de outras pessoas que gostariam de fazer o mesmo, mas por falta de infraestrutura adequada, deixa de fazê-lo. E ainda incentivar outros cidadãos a conviver com a cidade de modo mais próximo. É necessário algumas intervenções, como:

1. Boa infraestrutura;
2. Boas bicicletas, para um esquema de empréstimos;
3. Ensinar as pessoas a usar a bicicleta desde criança, não só aos domingos, mas no dia-a-dia.
4. Consciencializar os automobilistas sobre a importância de respeitar os ciclistas, pois além de diminuírem o tráfego de carros na rua, estão a diminuir a poluição local de onde os dois vivem.

E vejo cada dia mais essa tendência pela utilização da bike, ganhar força. Através de eventos, de grupos que se formam, de pessoas a esforçarem-se, mesmo sem grandes recursos ou infraestruturas.

cidade amiga bike

Algumas lugares são pioneiros e exemplares na implementação de ciclovias, e por acaso todas também são exemplos de locais com qualidade-de-vida elevados.

Amsterdam

Amsterdam

1. Top das Tops: Amsterdã, Holanda… Suas primeiras ciclovias eram estreitas, sem continuidade, pouco seguras, mesmo os ciclistas sendo grande maioria, comparado aos carros. Mas depois do fim da 2ª Guerra Mundial, os holandeses reinventaram seu país e seus hábitos. Contudo, inicialmente, por estarem com sua economia a crescer, investiram mais em estradas para os carros que se multiplicaram, e os ciclistas foram marginalizados. Houveram muitas mortes por falta de respeito. E em 1973, chegou a crise do petróleo. E o então Primeiro Ministro disse que a crise era o sinal da vida mudando… Que deveriam mudar seus modos e serem menos dependentes da energia… E que isso era possível sem diminuir a qualidade de vida. Se tiver um tempinho,  assista esse filme: http://www.youtube.com/watch?v=BqhZMh6dQNM, é sobre a história das ciclovias holandesas.

Dinamarca

Dinamarca

2. Copenhagen, Dinamarca… 50 % dos habitantes viajam diariamente de bicicleta, e há mais bicicletas que habitantes.  Com 390Km de ciclovias e os semáforos especiais adaptados ao ritmo da circulação ciclista, constata-se que a infraestrutura da cidade se baseia no facto de a bicicleta não ser somente o meio de transporte mais barato, mais são e também mais rápido de se locomover pela cidade, mas que contribui igualmente para a redução dos gases de estufa. É esta a ambição da administração, tornar Copenhague a primeira capital neutra em emissões de carbono do mundo, em 2050.

Suiça

Suiça

3. Suiça, o país das bicicletas…  A principal cidade das bikes é Basileia, apesar dos altos e baixos do relevo, a bicicleta é utilizada em 23% dos deslocamentos diários realizados pelos seus 230 mil habitantes. Mesmo saindo da zona urbana para ir em direção a outras cidades, os ciclistas contam com segurança e sinalização dentro das nove ciclovias nacionais que cortam todo o país.

Fontes:

– http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI136901-17770,00-CONHECA+AS+MELHORES+CIDADES+DO+MUNDO+PARA+PEDALAR.html

– http://www.youtube.com/watch?v=BqhZMh6dQNM

– http://www.rodaverde.com.br/site/wp-content/uploads/2010/11/512_bike.jpg

– http://www.swissinfo.ch/por/index.html?cid=3998602

– http://www.revistapremier.com.br/site/Post/Post.aspx?id=1436&CategoryId=249

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s